Período de observação do estagio supervisionado
Primeiro momento.
O primeiro dia em que chegamos à escola Maria Lúcia Jaqueira, para realizarmos nossos trabalhos de observação, como meta de cumprir a primeira etapa do estágio supervisionado, fomos muito bem recebidos pelas classes que fazem parte dessa escola como também pelas regentes diretora e coordenadora.
A programação transcorreu normalmente, segundo a rotina da escola, nada foi modificado em função da nossa chegada. Os alunos enfileirados cantaram o hino Nacional, quase todos demonstraram seu sentimento de civismo. Poucos cantaram, mas ficaram muito bem organizados, apesar de nossa presença. Fomos apresentados pela diretora e fizemos o registro desse momento com fotos e filmagem. Após esse momento fomos todos para a sala de aula da 2ª serie. Entramos e nos posicionamos em lugares diferentes. Logo a professora regente abriu seus trabalhos para aquele dia. A professora fez as intervenções iniciais apresentando no quadro de “Giz”, o dia da semana do mês e o ano. Perguntando aos alunos sobre as datas da semana, os dias que antecederam a data presente e posterior, provavelmente buscando resgatar nos alunos conhecimento sobre datas.
Tudo parecia que iria transcorrer como de forma rotineira na escola naquele dia, quando de repente e sem avisar recebemos uma visita que já era muito familiar aos alunos, porém não esperada para nós estagiários apareceu na sala. O professor Luiz Cláudio adentrou na sala falou com a turma e nos retirou para uma reunião com a coordenadora da escola. Fomos até a secretaria e ele juntamente com a coordenadora pedagógica e nós estagiários ficamos ali o restante da tarde. A coordenadora sempre muito solícita nos atendeu para uma conversa um tanto longa, porém proveitosa uma vez que aproveitamos para aplicarmos um questionário, desenvolvido em momento anterior, com o objetivo de levantar dados sobre a escola.
Ficamos com a coordenadora o resto da tarde e ela nos mostrou os recursos pedagógicos que a escola dispõe para auxiliar nos trabalhos em sala de aula. Percebemos um material muito rico em possibilidades de desenvolver os alunos em suas capacidades. Jogos de montagem e representação matemática como foi o caso do famoso Material Dourado de Montessori que destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. A escola dispõe ainda de um micro computador novo.
O Espaço físico -
Entretanto as acomodações da escola Maria Lúcia Jaqueira são extremamente pequenas. As três salas de aula que a escola possui são de tamanho razoável para acomodar em média 30 alunos por sala. Contudo a área de recreação e muito pequena e os alunos se amontoam num espaço que se quer dá para brincar de bola. Por ser restrito o espaço eles brincam amontoados e são freqüentes as brigas e pequenos acidentes.
A escola possui espaço ao seu redor, mas se encontra muito sujo, ao que parece que os vizinhos jogam lixo pelo muro. Esse espaço ao redor da escola, porém pertencente à escola, precisava ser mais aproveitado pelos alunos. Para que eles pudessem correr mais, gastar suas energias, que parece não acabar nunca.
O perfil dos alunos.
Um fato muito interessante que aparece em nossa sala é que há uma predominância de meninas em relação aos meninos. Entorno de 85% são do sexo feminino. Entretanto em outra turma verificamos que a predominância é de meninos. Isso de forma alguma prejudica o trabalho dos professores. Entretanto parece que existe um senso de ajuda mutua, uma colaboração maior entre as meninas do que entre os meninos. Por esse aspecto parece ser interessante entender esse fator.
Entre os alunos o conhecimento prévio fica demonstrado à medida que eles respondem as perguntas e fazem exercícios propostos. Entretanto percebemos que para a regente se apenas uma aluna responder certo ou errado, esta respondeu pela turma toda, o que nos parece uma forma de avaliação superficial.
Dentre os alunos da serie que estamos, percebemos um caso de uma menina com (Simoni), possui uma ma formação congênita no braço esquerdo. No entanto essa diferença não parece que a coloca em situação de desigualdade entre os demais. Muito pelo contrario, seus colegas brincam no intervalo com ela de forma que a incluem nas brincadeiras normalmente. Na sala, podemos perceber que ela apresenta um déficit em interpretar e solução de exercícios propostos pela professora. Mas suas coleguinhas estão sempre prontas para auxiliá-la. Usa de certa forma pode acarretar em uma dependência, coisa que parece para ela não fazer muita diferença.
Regência de urgência
No meio da semana eu e minha parceira de estágio (Sueli) tivemos uma surpresa muito inesperada. A nossa professora regente nos comunicou que por motivos particulares de saúde não poderia estar na escola. Então ela nos sugeriu que poderíamos ficar com a turma naquele dia. Topamos o desafio e planejamos a aula para oi dia seguinte. Aproveitamos a aproximação da semana nacional do trânsito para apresentar um filme para a turma. O material foi encontrado ali mesmo na videoteca da escola. Tratava-se de um filminho produzido pela Ford veículos, que tratava justamente de questões ligadas ao trânsito. De sinais semafóricos a placas de sinalização os alunos tiveram uma divertida aula sobre transito, encenada por marionetes.
Antes de passar o filme, conversamos com os alunos o que iria acontecer naquele dia e que faríamos após execução do filme. Momentos antes do filme nós pedimos para que eles falassem o que entendiam sobre o trânsito. Alguns foram à frente e narrarão fatos, acontecimento que ficaram sabendo ou mesmo que vivenciaram. Passamos o filme e depois como atividade sugerimos que eles fizessem um desenho sobre o filme ou o tema e escrevessem algo sobre o que vira na televisão naquela tarde.
O resultado foi bastante proveitoso, eles ficam bastante interessados. Demonstraram interesse pela tarefa apresentada. E assim tivemos ótimos resultados nas representações que eles fizeram nos desenhos.
Conclusões:
Nesses cinco primeiros dias em que passamos na companhia dos alunos percebemos que é necessário trabalhar muito a leitura e a escrita, pois sentimos a necessidades de muitos deles em se expressar nessas áreas. As questões de cálculos não foi percebido claramente pois não chegamos a trabalhar esse tema em sala. Nas questões de vivencia, como dias da semana dia do mês, etc. eles, em sua maioria responderam bem, portanto têm uma visão de tempo e espaço percebida.
Enquanto estagiários dessa escola e dessa turma sinto que precisamos trabalhar mais as questões do significado e significante. O real se faz necessário para que eles possam fazer as conexões com o cotidiano. Nessa linha precisamos traçar nossos objetivos.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, sempre venho até este site para ler mais sobre os diversos assuntos nele abordados. Nem sempre deixo comentários porque prefiro apenas ler e usar no meu dia a dia o que aprendo. Dessa vez, porém, quis escrever porque hoje é meu aniversário e também porque comecei algo bem legal para contribuir com a comunidade de blogueiros. Escrevi um artigo para falar mais disso e nele falo as frases de deus para whatsapp
Postar um comentário