sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Reflexões sobre o 1º texto.

PIMENTA, Selma Garrido & LIMA, Maria Socorro Lucena. Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua.Estágio e Docência.2ª ed.São Paulo: Cortez,2004. p.125-141.

O texto nos leva a refletir sobre o estagio, que em linhas gerais é o momento de transição da posição de aluno para a de professor. Tenho um ponto de vista quanto ao pedagogo que já exerce a regência ser obrigado a fazer o estagio curricular supervisionado. Entretanto os autores demonstram que, do seu ponto de vista, o estagio vai buscar no formando uma visão do fazer pedagógico.
Em minha opinião o estagio deveria ser algo que estivesse sempre presente no curso. Não de forma obrigatória e de certa forma angustiante, devido ao fato de ser realizado no final do curso, conflitando com diversas atividades extra faculdade. A vida pessoal do aluno vira um verdadeiro inferno. Causando um nível de estresse muito elevado, que em muitas vezes pode desencadear em alguns alunos certo desconforto e resistência.
Porém, entretanto, toda via o estagio se faz necessário, é como uma prova de fogo. Levanta em si alguns questionamentos como: é isso que eu quero? Tenho vontade de levar isso pra frente e ser um professor. Os pequenos exigem muito de nos, precisamos estar dispostos a nos entregar a essa missão de corpo, alma e coração até onde o corpo agüentar. ( Ai e essa aposentadoria que não chega! ).
Não considerem minha palavras desencorajadoras, mas sim como sendo meus sentimentos.

Nenhum comentário: